CURSO PD


CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA & CERTIFICAÇÃO DE ROAD CAPTAIN

PROGRAMA IMERSÃO RIO DE JANEIRO

 

 

1. FINALIDADE

 

A Sociedade dos Viajantes de Moto (SVM) é uma comunidade de amigos motociclistas com 20 anos de experiência em viagens de moto, que visa difundir uma DOUTRINA DE PILOTAGEM DEFENSIVA, simples, clara e efetiva, sobre os temas PILOTAGEM DEFENSIVA (Redução de Risco), COMBOIO CIVIL (Trem de Motos) e VIAGEM DE MOTO, cujos conhecimentos são ministrados no CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA (CPD), que fundamenta a CERTIFICAÇÃO DE ROAD CAPTAIN (CRC).

 

2. DOUTRINA DE PILOTAGEM DEFENSIVA

 

2.1. A Doutrina de Pilotagem Defensiva tem como OBJETIVO definir a DINÂMICA IDEAL para o deslocamento da moto na via, com a FINALIDADE de possibilitar ao motociclista desenvolver o MELHOR DESEMPENHO e a realizar a EFETIVA REDUÇÃO DE RISCO, em pilotagem solo ou liderando um Trem de Motos, durante passeios ou viagens de longa distância.

 

2.2. Os FUNDAMENTOS que embasam essa Doutrina de Pilotagem Defensiva são o(a):

 

a. Extrato da EXPERIÊNCIA DE ESTRADA (Old School) compartilhada boca-a-boca entre os motociclistas viajantes;

 

b. DOUTRINA DE SEGURANÇA DE VOO da Força Aérea, cuja pedra angular pode ser “Se ANTECIPAR para não errar, CORRIGIR o mais cedo possível e APRENDER com os erros cometidos”; e

 

c. LEI nº. 9.503, 23Set1997 - Código de Trânsito Brasileiro.

 

2.3. A ESTRUTURA doutrinária é constituída pelos:

 

a. PRINCÍPIO CRÍTICO DE DESLOCAMENTO norteador, ANTECIPAÇÃO, que definem a ESTRATÉGIA DE PILOTAGEM a ser empregada na via, em função da análise de POSIÇÃO e da VELOCIDADE;

 

b. PRINCÍPIO CRÍTICO DE DESLOCAMENTO norteador, MOBILIDADE, que definem a ESTRATÉGIA DE PILOTAGEM a ser empregada na via, em função da oportunidade de ULTRAPASSAGEM; e

 

c. PROTOCOLOS DE PILOTAGEM DEFENSIVA deduzidos, que definem a sequência de procedimentos ou AÇÕES TÁTICAS ou EXECUTÁVEIS, a serem realizadas na via.

 

3. CURSO DE PILOTAGEM DEFENSIVA

 

3.1. O Curso de Pilotagem Defensiva (CPD) será ministrado no formato de WORKSHOP, visando possibilitar ao motociclista:

 

a. o pleno ENTENDIMENTO dos PRINCÍPIOS CRÍTICOS DE DESLOCAMENTO de ANTECIPAÇÃO e MOBILIDADE;

 

b. o CONDICIONAMENTO adequado no emprego dos PROTOCOLOS DE PILOTAGEM DEFENSIVA deduzidos, visando capacitar o motociclista a desenvolver o MELHOR DESEMPENHO e a realizar a EFETIVA REDUÇÃO DE RISCO na via; e

 

c. a CAPACIDADE de desenvolver melhores padrões de pilotagem, em SEGURANÇA e ECONOMIA, imprescindíveis aos passeios de moto e viagens de longa distância.

 

3.2. Nos Workshops (Palestras) serão ministrados os MÓDULOS DE PILOTAGEM DEFENSIVA, segmentados conforme os seguintes títulos:

 

M1 - FUNDAMENTOS DE PILOTAGEM – Aborda conhecimentos essenciais ao CONTROLE DA MOTOCICLETA, necessários e suficientes ao Viajante de Moto, tais como as melhores práticas de aceleração e frenagem, econômicas e seguras, o centro de gravidade em manobras de baixa velocidade, a ultrapassagem segura na estrada e a superação da dificuldade na curva, em função da velocidade;

 

M2 - PRINCÍPIOS CRÍTICOS DE DESLOCAMENTO - Aborda a DINÂMICA IDEAL para o deslocamento da moto, que é totalmente diferente da dinâmica do automóvel, e os Protocolos de Pilotagem Defensiva deduzidos, que visam a EFETIVA REDUÇÃO DE RISCO e o consequente MELHOR DESEMPENHO na via;

 

M3 - COMBOIO CIVIL (TREM DE MOTOS) – Aborda regras e atitudes consolidadas nos PROTOCOLOS DE PILOTAGEM DEFENSIVA específicos para o piloto integrar ou CONDUZIR TRENS DE MOTOS, em passeios e viagens, visando a EFETIVA REDUÇÃO DE RISCO e o consequente MELHOR DESEMPENHO na via;

 

M4 - VIAGEM DE MOTO - Aborda conhecimentos essenciais, tais como PLANEJAMENTO, NAVEGAÇÃO e EXPERIÊNCIAS práticas, a fim de possibilitar ao motociclista a AUTONOMIA e a INDEPENDÊNCIA imprescindíveis às viagens de longa distância; e

 

M5 - PILOTAGEM SOB CONDIÇÕES EXTREMAS – Aborda conhecimentos que extrapolam a normalidade da pilotagem urbana, devido a possibilidade de CLIMA RADICAL, GEOGRAFIA HOSTIL e condições precárias de estrada.

 

4. FASEAMENTO DO CURSO

 

a. O CPD é constituído pelas Fases Teórica e Prática, que integram o PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DE ROAD CAPTAIN (CRC) adotado pela SVM.

 

b. A FASE TEÓRICA do CPD é constituída pela instrução dos 5 (cinco) Módulos de Pilotagem Defensiva citados acima, que é ministrada sob a forma de WORKSHOPS, em local com a necessária infraestrutura a ser previamente definido, em um sábado e domingo, consecutivos. Nesse domingo, à tarde é realizado o BRIEFING DE PARTIDA para os interessados que pretendem participar do próximo RC TEST RIDE DAY (Avaliação para Road Captain e Road Navigator).

 

c. A FASE PRÁTICA é destinada aos motociclistas, que almejam a CERTIFICAÇÃO DE ROAD CAPTAIN (Piloto) ou ROAD NAVIGATOR (Garupa), que é subdividida em TREINAMENTO e RC TEST RIDE DAY (AVALIAÇÃO), realizadas em um sábado e domingo, consecutivos, com o BRIEFING DE PARTIDA, em dia realizado conforme letra “b” acima.

 

d. O TREINAMENTO é realizado mediante a participação do motociclista candidato a RC, quando cada candidato terá a oportunidade de conduzir o Trem de Treinamento, em percurso de 50 km na estrada, como Road Captain, sob a supervisão do Instrutor da SVM, recebendo o Debriefing sobre cada desempenho apresentado.

 

e. O RC TEST RIDE DAY é a realização da AVALIAÇÃO, quando cada candidato (ou casal de candidatos) terá a oportunidade de conduzir o Trem de Avaliação, em percurso de 50 km na estrada, como Road Captain (e Road Navigator), sob a supervisão do Instrutor da SVM, PODENDO SER (SEREM) OU NÃO APROVADO(S).

 

f. Em princípio, o QUÓRUM MÁXIMO de candidatos nos RC Test Ride Day a serem avaliados é de 8 (oito) motociclistas, pressupondo percursos parciais de aproximadamente 50 km, em um deslocamento total de 400 km, de ida e volta.

 

5. INFRAESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

 

5.1. INFRAESTRUTURA

 

a. O LOCAL de realização dos Workshops será definido previamente pela SVM, com a infraestrutura necessária, estacionamento seguro e a adoção das MEDIDAS SANITÁRIAS recomendadas.

 

b. Os EQUIPAMENTOS de vídeo e áudio, necessários a realização dos Workshops, serão providenciados pela SVM.

 

c. O QUÓRUM MÍNIMO da TURMA de participantes para viabilizar economicamente o CPD é de 25 (vinte e cinco) inscritos, tendo em vista os custos de locações de espaço, infraestrutura, equipamentos de vídeo e áudio etc.

 

5.2. CARGA HORÁRIA

 

a. A carga horária do CPD é de 12 (doze) horas, subdividida em 4 (quatro) turnos de 3 (três) horas.

 

b. A carga horária do CRC é de 16 (dezesseis) horas, subdividida em 2 (dois) turnos de 8 (oito) horas, correspondentes ao dia de TREINAMENTO e ao dia de AVALIAÇÃO, realizadas no Trem de Motos, na estrada.

 

5.3. PERÍODO DE INSTRUÇÃO

 

a. O CPD é ministrado durante 4 turnos de 3 horas e a CRC é realizada durante 2 turnos de 8 horas. Esses são os parâmetros que devem ser considerados para customizar a Instrução, a Adaptação e a Avaliação a um formato opcional de cronograma para um grupo organizado, como um moto clube ou motociclistas de outra cidade.

 

b. O formato denominado “IMERSÃO” pode ser realizado durante 4 (quatro) dias consecutivos ou durante 2 finais de semana, consecutivos ou não.

 

5.4. CRONOGRAMA - IMERSÃO FINS DE SEMANA (CPD & CRC)

 

a. CPD & CRC (BRIEFING RC TEST RIDE DAY)

 

APRONTO - SEXTA-FEIRA

12H00 – ALMOÇAR - Arrumação & Teste Equipamento

 

WORKSHOP CPD - SÁBADO

08H00 – Chegada Equipe SVM

08h30 – Chegada dos Motociclistas (Ambientação)

09H00 / 10H00 – CPD (Módulo 1)

10H00 / 10H30 – Coffee Breack

10H30 / 11H30 – CPD (Módulo 1)

12H20 / 13H00 – Almoço Livre

13H30 / 14H30 – CPD (Módulo 2)

14H30 / 15H00 – Coffee Breack

15H00 / 16H00 – CPD (Módulo 3)

17H00 – Encerramento das atividades

 

WORKSHOP CPD - DOMINGO

08H00 – Chegada Equipe SVM

08h30 – Chegada dos Motociclistas (Ambientação)

09H00 / 10H00 – CPD (Módulo 3)

10H00 / 10H30 – Coffee Breack

10H30 / 11H30 – CPD (Módulo 4)

12H00 / 13H00 – Almoço Livre

13H30 / 14H30 – CPD (Módulo 5)

14H30 / 15H00 – Encerramento CPD

 

BRIEFING CRC - DOMINGO

15H00 / 15H30 – CRC Coffee Breack

15H30 / 16H30 – CRC (Briefing RC Test Ride Day)

17H00 – Encerramento das atividades

 

b. CRC – RC TEST RIDE DAY (TREM DE MOTOS - B&V RIO – JUIZ DE FORA = 400 KM)

 

SÁBADOTREINAMENTO

 

09H00 – Alinhamento de Partida

14H00 – Almoço (JUIZ DE FORA – MG)

15H00 - Retorno

 

DOMINGORC TEST RIDE DAY (AVALIAÇÃO)

 

09H00 – Alinhamento de Partida

14H00 – Almoço (JUIZ DE FORA – MG)

15H00 - Retorno

 

6. INSCRIÇÃO

 

6.1. ORIENTAÇÕES

 

a. As Inscrições para o CPD & CRC deve ser realizada, simultaneamente, para o Piloto e sua Garupa.

 

b. A Reserva de Inscrição (Intenção) pode ser realizada pelo WhatsApp 21 99787-0166 para facilitar a troca de informações.

 

c. Os custos com emissão dos CERTIFICADOS dos Workshops de PILOTAGEM DEFENSIVA (Redução de Risco), COMBOIO CIVIL (Trem de Motos) e VIAJAR DE MOTO, estão incluídos no valor da Inscrição.

 

d. Os custos com a emissão do CERTIFICADOS do RC TEST RIDE DAY está incluído no valor da Inscrição

 

e. O valor correspondente a criação e confecção do conjunto de PATCHES (distintivos bordados), que poderão ser usados pelos motociclistas APROVADOS no RC TEST RIDE DAY, será pago pelo motociclista interessado.

 

6.2. VALORES

 

a. As Certificações de PILOTAGEM DEFENSIVA, COMBOIO CIVIL e VIAJAR DE MOTO..........................................R$ 300,00.

 

b. O TREINAMENTO e a AVALIAÇÃO da Certificação de Road Captain.................................................................R$ 200,00.

 

c. O TREINAMENTO e a AVALIAÇÃO da Certificação de Road Navigator.............................................................R$ 200,00.

 

d. Visando honrar os contratos para locação de espaço, infraestrutura e equipamentos a serem utilizados no CPD (Workshops), o pagamento da Inscrição, a título de contribuição para as despesas do CPD, deve ser realizado, até 10 (dez) dias antes da data do CPD; e o pagamento do CRC, até 5 dias antes da data do Briefing.

 

7. CERTIFICAÇÕES SVM

 

7.1. CERTIFICADOS

 

a. O CPD possibilita ao participante a obtenção dos seguintes CERTIFICADOS, em função de sua presença nos Módulos de Pilotagem Defensiva:

 

1ª. PILOTAGEM DEFENSIVA - Obtido mediante a participação em ambos Workshops, M1 - Fundamentos de Pilotagem e M2 - Princípios Críticos de Deslocamento;

 

2ª. COMBOIO CIVIL (TREM DE MOTOS) - Obtido mediante a participação no Workshop M3 – Comboio Civil (Trem de Motos); e

 

3ª. VIAGEM DE MOTO - Obtido mediante a participação em ambos Workshops, M4 -Viagem de Moto e M5 – Pilotagem em Condições Extremas.

 

b. O CPD possibilita ao Piloto e a Garupa a obtenção dos seguintes CERTIFICADOS, se forem APROVADOS no RC TEST RIDE DAY:

 

1ª. ROAD CAPTAIN, obtido pelo Motociclista; e

 

2ª. ROAD NAVEGATOR, obtido pela Garupa.

 

7.2. PATCHES & PINS

 

a. Os pins (distintivos metálicos) e patches (distintivos bordados) poderão ser solicitados pelo motociclista a SVM, com base nas Certificações recebidas.

 

b. O motociclista deverá ressarcir os custos de confecção a SVM.

 

c. Estão disponíveis os seguintes Pins e Patches, em função da Certificação recebida:

 

1º. Pilotagem Defensiva;

 

2º. Road Captain; e

 

3º. Road Navigator.

 

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

a. O Público Alvo do CPD é constituído por Motociclistas e suas Garupa, QUALQUER MARCA OU MODELO DE MOTOCICLETA, cujas inscrições são individuais.

 

b. Como o Motociclista e sua Garupa devem ser uma equipe, durante o planejamento e a viagem de moto, o resultado do Piloto no RC Test Ride Day será compartilhado com a Garupa.

 

c. Os Patches (Distintivos Bordados) de Road Captain e Road Navigator, serão providenciados pela SVM, mediante solicitação individuais.

 

d. Os Certificados específicos serão providenciados pela SVM.

 

e. As APOSTILAS pertinentes aos Módulos de Pilotagem Defensiva poderão ser baixadas, pelos participantes dos Workshops, no título “Módulos PD”, no website www.svm-pd.com.br.

 

f. Os casos omissos serão resolvidos pela SVM.

 

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2020.

 

Artur Albuquerque

Responsável Técnico da SVM

 

Um acidente é a convergência de pequenas falhas desculpáveis

 

(E-mail: artur_albuquerque@hotmail.com / WhatsApp: (21) 99787-0166)

 

 

Anexo

 

CURRÍCULO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO DA SVM

Coronel da Aeronáutica

Motoviajero desde 2000, quando adquiriu a 1ª Harley-Davidson, uma Fat Boy 2000;

Primeiro Diretor do Harley Owners Group – Rio de Janeiro Chapter, quando da fundação dos primeiros HOG Chapters do Brasil, em 2004;

Viagem a USHUAIA, em Fev2006 - 13.000 Km / 33 dias contínuos / Overland;

Autor do livro “Ushuaia – Viajar de Moto para El Fin del Mundo” (amazona.com);

Viagem a Prudhoe Bay, as margens do oceano Ártico – Extremo ALASKA, em 2011 – 50.000 Km / 120 dias contínuos / - Parte da ida e retorno sozinho / Overland;

Autor do Livro “Extremo Alaska – A Fronteira da Solidão” (em revisão);

Diretor do Harley Owners Group – Rio de Janeiro Chapter, em 2014, 2015, 2016 e 2017;

Instrutor de Pilotagem Defensiva da Rio Harley-Davidson, de 2014 a 2019;

Criador da Doutrina de Pilotagem Defensiva, há 6 anos em prática na Rio HD;

Criador do Curso de Pilotagem Defensiva, há 6 anos em prática na Rio HD;

Criador do Processo de Certificação de Road Captain, há 6 anos em prática na Rio HD;

Certificado pela IRON BUTT ASSOCIATION em várias provas, inclusive na BUNBURNER 1500, na categoria SILVER (2.400 Km / 28h28), em Jul2019;

Viagem a USHUAIA, em Nov2019 – Ida pela Ruta 3 e volta pela Ruta 40 / Overland; e

Fundador da SOCIEDADE DOS VIAJANTES DE MOTO, criada com a finalidade de preservar e difundir o conhecimento sobre a Doutrina de Pilotagem Defensiva (www.svm-pd.com.br).

 

Fim