1. OBJETIVO
O PROGRAMA RIDING COACH (PRC) é baseado em PLANOS DE INSTRUÇÃO INDIVIDUAIS ASSISTIDOS, que tem por objetivo realizar EXERCÍCIOS PRÁTICOS E ORIENTADOS, na via, a fim de sanar DIFICULDADES DE PILOTAGEM e aperfeiçoar a execução dos Protocolos de Pilotagem Defensiva ministrados pela SVM, visando a REDUÇÃO DE RISCO e o MELHOR DESEMPENHO, na via.
2. FINALIDADE
O PRC foi desenvolvido com a finalidade de disponibilizar ao motociclista a atenção exclusiva do Instrutor de Pilotagem Defensiva, a fim de que possa superar as próprias DEFICIÊNCIAS DE PILOTAGEM e se capacitar em REDUZIR O RISCO com a correspondente MELHORIA DO DESEMPENHO na via, que são competências imprescindíveis a um bom ROAD CAPTAIN ou VIAJANTE DE MOTO.
3. PLANO DE INSTRUÇÃO
3.1. Cada Plano de Instrução será previamente combinado, entre o Instrutor e o Aluno, levando em consideração os parâmetros de TEMPO DE INSTRUÇÃO, a DISTÂNCIA A SER PERCORRIDA e o CONTEÚDO DE INSTRUÇÃO a ser ministrado.
3.2. O Aluno poderá parcelar sua própria instrução, combinando tantos Planos de Instrução quantos achar necessários.
3.3. O Plano de Instrução será realizado em VIAS PÚBLICAS, compatíveis com os exercícios previstos a serem praticados.
3.4. O Método de Instrução a ser utilizado, em princípio, consiste na orientação ou demonstração do exercício pelo Instrutor, além da repetição a ser realizada pelo Aluno, sob a supervisão do Instrutor, que oportunamente fará as correções necessárias.
3.5. O cumprimento integral do Pano de Instrução combinado dependerá dos parâmetros elencados no item 3.1 acima e da capacidade de aprendizado do Aluno.
4. TEMPO DE INSTRUÇÃO
a. O tempo mínimo de cada Plano de Instrução é de 4 (quatro) horas contínuas, em dia, horário, local de encontro e percurso a serem previamente combinados.
b. O tempo máximo de Instrução é de 8 (oito) horas contínuas, em dia, horário, local de encontro e percurso a serem previamente combinados.
c. O Tempo de Instrução é contado a partir do horário e local de encontro combinado e deve ser suficiente para ir de moto ao local de destino e voltar ao local de partida, que serão definidos pelo Instrutor, ou conforme combinado.
d. Tempos de Instrução maiores do que 4 (quatro) horas, abrangerão o tempo para lanche ou refeição, ou conforme o combinado.
5. CONTEÚDO DA INSTRUÇÃO
5.1. O conteúdo de cada Plano de Instrução será focado, inicialmente, em sanar as DEFICIÊNCIAS relatadas pelo Aluno e percebidas pelo Instrutor durante a pilotagem, com base no conteúdo ministrado nos CURSOS DE PILOTAGEM DEFENSIVA DA SVM (CPD).
5.2. O conteúdo da instrução poderá abranger, tanto quanto possível, as melhores práticas preconizadas pela SVM, abaixo elencadas, dependendo da quantidade de Planos de Instrução a serem combinados, da oportunidade climática e da facilidade de aprendizado do Aluno:
a. Baixa Velocidade – Reta, Curva e Corredor;
b. Controle Fino do Acelerador (Aproximação Controlada);
c. Controle Fino de Frenagem (Semáforo, Subida e Descida de Serra);
d. Domínio da Curva (Entrada na Curva, Contraesterço e Manutenção do Rastro);
e. Ultrapassagem de Caminhões (Simples e Múltiplas);
f. Pilotagem em Piso Instável e Baixa Visibilidade (NOITE, CHUVA e NEBLINA);
g. Fluidez na Via (VELOCIDADE da Via e Timming de ULTRAPASSAGEM);
h. Princípio da Antecipação (Posição & Velocidade) – RASTRO DOS PNEUS etc;
i. Princípio da Mobilidade (“ACELERA, A SOLUÇÃO ESTÁ NA FRENTE”); e
j. Outras necessidades a serem especificadas pelo Aluno, tais como as inerentes a função de Road Captain.
6. EXIGÊNCIAS
A fim de poder realizar o Riding Coach, o Aluno deve atender as seguintes exigências.
a. Ter participado dos Cursos de Pilotagem Defensiva (CPD) da SVM;
b. Estar com a MOTOCICLETA EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, quanto a pneus, luzes e freios, com a manutenção periódica realizada e documentos em dia;
c. Assinar e entregar o TERMO DE RESPONSABILIDADE no início da instrução – Deve ser baixado do website www.svm-pd.com.br;
d. Fornecer Nome & Celular para o Acionamento de Emergência;
e. Possuir CNH Categoria A (Válida);
f. Portar Equipamento de Pilotagem abaixo recomendados; e
g. NÃO ULTRAPASSAR OS PRÓPRIOS LIMITES.
7. EQUIPAMENTO DE PILOTAGEM
A fim de poder realizar o Riding Coach, o Aluno deverá estar portar os seguintes equipamentos de pilotagem, abaixo sugeridos:
a. Capacete fechado;
b. Jaqueta com proteção;
c. Luvas integrais;
d. Calças jeans
e. Joelheiras e cotoveleiras;
f. Botas cano longo;
g. Roupa de Chuva: e
h. Roupa de Frio.
8. REGRAS COMBINADAS
a. Na Instrução, o motociclista Aluno utilizará a sua própria motocicleta, que deverá estar em PERFEITAS CONDIÇÕES DE USO, com TANQUE CHEIO, LUZES TESTADAS, SUSPENSÃO CALIBRADA e PNEUS CALIBRADOS, a fim de não prejudicar a própria qualidade do desempenho na pilotagem.
b. No caso de PANE OU ACIDENTE, o socorro previsto é o disponibilizado pela concessionária da via, pela própria SEGURADORA ou pelos órgãos públicos, com o apoio e acompanhamento de um dos motociclistas, Instrutor ou Aluno.
c. O vínculo de relacionamento combinado entre ambos motociclistas, Instrutor e Aluno, é informal e de ação entre amigos.
d. A execução do Plano de Instrução significa que o Aluno aceitou essas regras combinadas.
9. DESPESA COM A INSTRUÇÃO
a. A despesa com a instrução é calculada tendo por base o valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) a hora de instrução, além do custo adicional de mais R$ 1,00 (um real) por cada km rodado, que é o custo operacional de uma moto de grande porte.
b. Caso, o Tempo de Instrução e a Distância Percorrida sejam majorados por decisão do Aluno, os valores a serem despendidos serão recalculados, ou conforme combinado.
c. O acerto da despesa de cada Plano de Instrução pode ser realizado em espécie, no dia e início da Instrução combinada.
10. REGIME DE EXCEÇÃO - PLANO DE INSTRUÇÃO COLETIVO
10.1. No caso excepcional do Aluno optar por compartilhar um Plano de Instrução com um Grupo de Alunos, até o limite total de 4 (quatro) Alunos por Grupo, ocorrerão os seguintes rateios:
a. a despesa com as horas de instrução sofre uma redução de R$ 5,00 por Aluno, a partir do segundo Aluno adicionado ao Grupo; e
b. a despesa com a quilometragem rodada é rateada pela quantidade de Alunos no Grupo.
10.2. A título de exemplo, para um Plano de Instrução que tenha como deslocamento Rio – Itaipava – Rio, de 200 km de distância, ida e volta, em um tempo total de 4 (quatro) horas, a despesa com a instrução, com tempo e quilometragem inclusos, sofreria o seguinte escalonamento de despesa para cada Aluno, de acordo com a quantidade de Alunos no Grupo:
QUANTIDADE DE ALUNO |
1 |
2 |
3 |
4 |
DESPESA POR ALUNO |
400,00 |
300,00 |
250,00 |
200,00 |
I. Então, no caso do Plano de Instrução ser para apenas 1 (um) Aluno, com DEDICAÇÃO EXCLUSIVA do Instrutor, esse Aluno pagaria R$ 400,00;
II. No caso do Plano de Instrução ser para um Grupo de 2 (dois) Alunos, cada Aluno pagaria R$ 300,00;
III. No caso do Plano de Instrução ser para um Grupo de 3 (três) Alunos, cada Aluno pagaria R$ 250,00; e
III. No caso do Plano de Instrução ser para um Grupo de 4 (quatro) Alunos, cada Aluno pagaria R$ 200,00.
10.3. Assim, no caso de interessar participar de Grupo, o Aluno interessado precisaria conseguir os demais integrantes do Grupo, a fim de definir o conteúdo do Plano de Instrução comum ao Grupo, e o Grupo combinar, previamente com o Instrutor, o dia, a hora e local de encontro para iniciar a instrução.
10.4. É necessário observar que a instrução exclusiva, para apenas 1 (um) Aluno, pode ser bem mais proveitosa do que a instrução coletiva, para até 4 (quatro) Alunos, porque nesse último caso o tempo de treinamento e a atenção do instrutor será compartilhado com cada integrante do Grupo de Alunos.
11. CREDENCIAIS DOS INSTRUTORES DA SVM
a. Saiba “QUEM SOMOS”, visitando o site: www.svm-pd.com.br.
b. Fale conosco pelo WhatsApp 21 99787-0166.
Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2020.