SVM RIDERS CHALLENGE – IRON BUTT 2024

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu.

É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu.” - Trem Bala, Ana Vilela.

REGULAMENTO

CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO

1. IRON BUTT ASSOCIATION

a. A Iron Butt Association (IBA) é uma organização internacional, sediada nos EUA, que é dedicada a inspirar os motociclistas a realizarem VIAGENS DE MOTO DE LONGAS DISTÂNCIAS.

b. As experiências de motociclismo sugeridas pela IBA, em um menu de provas pré-estabelecido, são realizadas INDIVIDUALMENTE em todo o mundo, em quaisquer hora e rodovia, sendo a correspondente CERTIFICAÇÃO considerada uma DISTINÇÃO INTERNACIONAL muito importante, porque o sucesso na realização dessas experiências demanda algumas EXIGÊNCIAS, tais como CONHECIMENTO específico, capacidade de PLANEJAMENTO e bom DESEMPENHO de pilotagem, além de certos ATRIBUTOS DE PERSONALIDADE imprescindíveis.

c. A IBA conta com mais de 80.000 membros, que se autodenominam “OS MAIS TENAZES MOTOCICLISTAS DO MUNDO”, sendo um dos seus slogans mais populares a expressão "O MUNDO É O NOSSO PLAYGROUND", conforme consta em seu endereço eletrônico www.ironbutt.org.

2. SVM-IRON BUTT CHALLENGE

2.1. O evento SVM-Iron Butt Challenge (SVM–Iron Butt) é uma ação entre amigos motociclistas, que tem por OBJETIVO:

a. ORIENTAR o motociclista sobre PLANEJAMENTO e PROTOCOLOS DE REDUÇÃO DE RISCO (SEGURANÇA), imprescindíveis as VIAGENS DE LONGAS DISTÂNCIAS;

b. criar uma OPORTUNIDADE COLETIVA para a realização de duas provas da Iron Butt Association, em um ambiente de CONFRATERNIZAÇÃO e APOIO MÚTUO entre os motociclistas.

c. estabelecer um ROTEIRO ÚNICO e diversificado em tipos de relevo, paisagens e níveis de exigência de pilotagem, com as CONDIÇÕES LOGÍSTICAS suficientes; e

d. definir uma DATA específica, visando, não uma competição em busca de menor tempo, mas um exercício de EQUILÍBRIO entre ALCANCE e VELOCIDADE, imprescindível as VIAGENS DE LONGAS DISTÂNCIS.

2.2. GRUPO DE TRABALHO SVM (GT SVM-Iron Butt)

O GT SVM-Iron Butt é constituído por motociclistas voluntários, pertencentes a comunidade Sociedade dos Viajantes de Moto (SVM), que assumem o compromisso de colaborar, dentro de suas possibilidades, na organização e na realização do evento.


3. PERIODICIDADE


Em princípio, o SVM-Iron Butt é realizado, anualmente, no ápice do inverno, no período de lua cheia e no transcurso de sábado para domingo, a fim de que os motociclistas tenham o melhor CONFORTO durante a prova, em função do clima mais ameno.


4. BENEFÍCIOS

4.1. Com base na EXPERIÊNCIA de viajantes de moto de longas distâncias:

a. foi escolhido um Circuito Único rodoviário, denominado ROTEIRO MESTRE, onde serão realizadas todas as provas;

b. serão informados DETALHES essenciais, que podem fazer a diferença, em mais qualidade de PLANEJAMENTO e SEGURANÇA, a fim de que o piloto tenha sucesso na prova escolhida.

4.2. Caso concorde em ratear as despesas, o PILOTO que tiver a sua DOCUMENTAÇÃO DE PROVA HOMOLOGADA pela Comissão Fiscalizadora poderá receber, 

a. um CERTIFICADO DE HOMOLOGAÇÃO por prova realizada, emitido pela SVM;

b. um PATCH BADGE (Distintivo de Tecido) por PROVA realizada, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista;

c. um PATCH BADGE (Distintivo de Tecido) PILOTO IRON BUTT, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista; e

d. o PIN BADGE (Distintivo de Metal) PILOTO IRON BUTT, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista.

4.3. A NAVEGADORA do piloto que tiver a sua DOCUMENTAÇÃO DE PROVA HOMOLOGADA pela Comissão Fiscalizadora e tiver participado de todo processo preparatório e realizado a prova poderá receber:

a. o CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO da prova realizada, emitido pela SVM;

b. o PATCH BADGE (Distintivo de Tecido) da prova realizada, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista; e

c. o PIN BADGE (Distintivo de Metal) de NAVEGADORA IRON BUTT, destinado a ser fixado na jaqueta ou colete de motociclista.

CAPÍTULO II – POSTOS DE ABASTECIMENTO BALIZADORES (PAB)

a. Os POSTOS DE ABASTECIMENTO BALIZADORES (PAB) visam definir o ROTEIRO MESTRE a ser percorrido, além dos pontos de PARTIDA, de RETORNO e de CHEGADA, que delimitam os percursos das provas.

b. Em princípio, os PAB elencados no Capítulo IV deste Regulamento são de COMPROVAÇÃO DE ABASTECIMENTO OBRIGATÓRIA, porque definem o Roteiro Mestre, onde as provas devem ser realizadas.

c. Em princípio, os PAB BALIZADORES são postos de abastecimento 24 HORAS. Mas, cabe ao motociclista CONFIRMAR O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO dos postos de abastecimento a serem utilizados.

d. Na eventualidade de um PAB BALIZADOR ficar comprovadamente inoperante ou de utilização inviável ou prejudicial, será aceita uma opção de posto de abastecimento, na mesma rodovia e em localidade próxima desse PAB.

e. As distâncias consideradas, principalmente, entre os PAB de Partida e de Chegada de cada prova, são as fornecidas pelo roteirizador Google Maps.

CAPÍTULO III – ROTEIRO MESTRE

1. DEFINIÇÕES

a. O ROTEIRO MESTRE é o PERCURSO OFICIAL, definido pelos PAB BALIZADORES, onde as provas SS 1600k e BB 2500K devem ser realizadas.

b. O Roteiro Mestre foi definido em função da boa pavimentação asfáltica e infraestrutura logística, além da rica topografia com serras, grandes retas, sequências de curvas, aclives e declives, oferecendo ao motociclista uma constante mudança de cenário e experiências, inerentes as viagens de moto de longas distâncias.

c. A separação entre os motociclistas no Roteiro Mestre se dará em função da HORA DE PARTIDA, a ser definida por cada motociclista de acordo com o seu planejamento, a partir do horário previsto para o Início das Provas.

2. POSTOS DE ABASTECIMENTO BALIZADORES (PAB)

a. Todos os PAB a serem utilizados devem estar contidos no Roteiro Mestre; e

b. Todos os PAB são de COMPROVAÇÃO DE ABASTECIMENTO OBRIGATÓRIA desde que estejam funcionando normalmente.

2.1. PAB DE PARTIDA, RETORNO E CHEGADA DO ROTEIRO MESTRE DA PROVA SS1600K

a. O PAB de PARTIDA da prova SS1600K, onde deve ser realizado o PRIMEIRO ABASTECIMENTO, é o Posto ESTRELA REAL DA DUTRA, BR 116, Km 208, São Miguel, SEROPÉDICA-RJ, 23.890-000.

b. O PAB de RETORNO da prova SS1600k é o Posto TIO ZICO VI, BR-376, Km 624,9, s/n Inhaíva, SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR, 83090-360.

c. O PAB de CHEGADA da prova SS1600K, onde deve ser realizado o ÚLTIMO ABASTECIMENTO é o Posto 4 IRMÃOS, Rod. Pres. Dutra, 63347-63531, PIRAÍ-RJ, 27175-000.

2.2. PAB DE PARTIDA, RETORNO E CHEGADA DO ROTEIRO MESTRE DA PROVA BB2500K

a. O PAB de PARTIDA da prova BB2500K, onde deve ser realizado o PRIMEIRO ABASTECIMENTO, é o Posto ESTRELA REAL DA DUTRA, BR 116, Km 208, São Miguel, SEROPÉDICA-RJ, 23.890-000.

b. O PAB de RETORNO da prova BB2500k é o Posto ROSSO (Ipiranga) GNV, BR-101, Km 392 s/n - São Domingos, CRICIÚMA-SC, 88845-000.

c. O PAB de CHEGADA da prova SS1600K, para quem estiver fazendo também a prova BB2500K, é o Posto SINUELO NORTE, BR 101, 10000 – Km71 – Rainha, ARAGUARI–SC, CEP 98245-000.

d. O PAB de CHEGADA da prova BB2500K, onde deve ser realizado o ÚLTIMO ABASTECIMENTO é o Posto 4 IRMÃOS, Rod. Pres. Dutra, 63347-63531, PIRAÍ-RJ, 27175-000.

2.3. PAB DE RODOVIAS PARA AMBAS AS PROVAS SS1600K E BB2500K

a. PAB RODOVIA SP 070 – Rede FRANGO ASSADO, Rodovia Governador Carvalho Pinto, km 94 - Parque Interlagos, SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP, 12229-849.

b. PAB RODOVIA BR 101 – POSTO FAZENDA CARIBÓ - Itariri - SP, Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, 364 – ITARIRI-SP, 11760-000.

CAPÍTULO IV – PROVAS ELEGÍVEIS

1. Nessa edição, o GT SVM–Iron Butt procederá a certificação dos motociclistas, que tiverem a documentação homologada nas seguintes provas da IBA:

a. SADDLESORE 1600K (SS1600K) - É a prova de 1.600 KM, a ser realizada em MENOS DE 24 HORAS; e

b. BUN BURNER 2500K (BB2500K) - É a prova de 2.500 KM, a ser realizada em MENOS DE 36 HORAS.

3. Tendo em vista ser, em princípio, uma EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL, a decisão de realizar cada prova e a definição dos detalhes de planejamento, tais como HORÁRIO DE PARTIDA, tempo de parada, abastecimentos adicionais, são da RESPONSABILIDADE ESTRITAMENTE PESSOAL de cada motociclista.

CAPÍTULO V – REGRAS E FISCALIZAÇÃO

1. REGRA GERAL                                                 

a. Em princípio, as regras praticadas no evento SVM-Iron Butt são as mesmas Regras preconizadas pela Iron Butt Association Brazil (IBA BR).

b. Como a DISTÂNCIA, entre o PAB de Partida e o PAB de Chegada, normalmente, é maior do que a DISTÂNCIA PREVISTA PARA A PROVA, o TEMPO DESPENDIDO PARA PERCORRER A DISTÂNCIA PREVISTA PARA A PROVA será calculado por REGRA DE TRÊS SIMPLES, pelo GT SVM-Iron Butt.

c. No caso de dúvida sobre a exatidão da hora registrada no Cupom Fiscal de abastecimento, essa hora poderá ser ratificada ou retificada pela hora registrada no comprovante de pagamento com o cartão de crédito, correspondente a esse abastecimento.

d. O APOIO INICIAL, entre os motociclistas participantes das provas, consiste na ação do motociclista apoiador acionar a pessoa indicada no Rol de Pilotos (TELEFONE DE EMERGÊNCIA), a fim de que essa pessoa preste o apoio necessário ao motociclista apoiado.

e. Caso o motociclista realize um Apoio Imediato a outro motociclista participante das provas, deve anotar o tempo despendido no apoio e o nome do motociclista apoiado, que poderá ser deduzido do tempo da prova – Certificação SVM.

2. COMISSÃO FISCALIZADORA

Alguns integrantes do GT SVM–Iron Butt, oportunamente, constituirão a Comissão Fiscalizadora, que tem como atribuição proceder a Habilitação dos Motociclistas, a Homologação da Documentação Comprobatória e o Cálculo do Resultado das provas realizadas, segundo o que preconiza este Regulamento.

CAPÍTULO VI – FASES DO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

1. FASE 1 – ADESÃO DO MOTOCICLISTA

1.1. A fim de solicitar a Adesão ao evento SVM-Iron Butt, o motociclista deverá fornecer algumas informações e providenciar PREVIAMENTE a seguinte documentação para sua HABILITAÇÃO:

a. CNH - Categoria A do motociclista, válida; e

b. CRLV da Motocicleta a ser utilizada, válido.

1.2. Como deverá ser anexada eletronicamente, a documentação para HABILITAÇÃO deve ser escaneada e salva no FORMATO JPG (Imagem), com tamanho máximo total de 10 Mb.

1.3. No processo de Adesão consta o TERMO DE ADESÃO, que após lido atentamente, o motociclista formalizará a sua concordância e aceitação, ao clicar no botão Check Box do formulário.

1.4. A pessoa indicada pelo motociclista como CONTATO DE EMERGÊNCIA (Telefone / nome), no Formulário de Adesão, deverá estar de posse das informações referentes ao Seguro da Moto, Plano de Saúde e outras informações julgadas pertinentes, A FIM DE QUE, NA IMPOSSIBILIDADE DO PRÓPRIO MOTOCICLISTAS, ESSA PESSOA POSSA COORDENAR QUALQUER TIPO DE APOIO QUE SE FIZER NECESSÁRIO, QUANDO ACIONADA.

1.5. A ADESÃO será realizada, mediante o preenchimento do Formulário, acessível pelo LINK a ser divulgado, oportunamente, no grupo WhatsApp da comunidade de pilotos SVM (SVM Riders Group).

2. FASE 2 - HABILITAÇÃO DO PILOTO

2.1. A HABILITAÇÃO do piloto ocorre mediante a apresentação da documentação comprobatória de que está apto a realizar realizou a prova.

2.2. A Habilitação do piloto será formalizada pela Comissão Fiscalizadora, mediante o recebimento e a VALIDAÇÃO da documentação anexada ao FORMULÁRIO eletrônico, e será recebida até antes das 12:00 h da data limite, prevista no CALENDÁRIO do evento, constante do Capítulo VII deste Regulamento.

2.2. Caso a documentação seja aprovada, o nome do motociclista constará no ROL DE PILOTOS HABILITADOS a ser atualizado e divulgado no grupo WhatsApp da comunidade de pilotos SVM (SVM Riders Group), além de publicado em outras mídias sociais de motociclismo.

2.3. Os Pilotos Habilitados integrarão o Rol de Pilotos Habilitados, que será divulgado no grupo WhatsApp da comunidade de pilotos SVM (SVM Riders Group).

2.4. Os Pilotos Habilitados deverão consultar diariamente o grupo WhatsApp da comunidade de pilotos SVM (SVM Riders Group), a fim de se atualizarem através de AVISOS e ORIENTAÇÕES a serem divulgados oportunamente.

3. FASE 3 – BRIEFING DE PARTIDA

Na semana da data da PARTIDA das provas será realizado o BRIEFING DE PARTIDA para os PILOTOS HABILITADOS, a fim de enfatizar detalhes de PLANEJAMENTO e SEGURANÇA, inerentes a viagens de moto de longas distâncias, além de elucidar as dúvidas remanescentes.

4. FASE 4 – REMESSA DA DOCUMENTAÇÃO

4.1. VALOR DO RATEIO DE DESPESAS

a. Ao solicitar a Homologação da documentação da prova, o motociclista poderá contribuir com o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), que corresponde a um único processo de Homologação, que inclui o BENEFÍCIOS conforme o item 4.2 do Cap. I, deste Regulamento.

b. Se o motociclista solicitar a Homologação em ambas as provas elegíveis, o valor de contribuição correspondente as duas homologações será de R$ 200,00 (duzentos reais).

c. Caso o motociclista a ser homologado, queira certificar a sua GARUPA, companheira de prova, o valor da contribuição não terá acréscimo, a título de cortesia, mantendo os BENEFÍCIOS elencados no item 4.3 do Cap. I, deste Regulamento.

d. Oportunamente, no grupo WhatsApp da comunidade de pilotos SVM (SVM Riders Group), será informado a chave PIX com vistas a efetivação da contribuição.

4.2. Para solicitar a HOMOLOGAÇÃO, o motociclista deverá enviar os seguintes de documentos, em perfeitas condições de LEGIBILIDADE, para o GT SVM-Iron Butt:

a. Cupom Fiscal (CF) do pagamento de combustível de todos os abastecimentos realizados, onde conste o CPF do piloto, a PLACA da moto utilizada e a QUILOMETRAGEM do odômetro TOTAL, no momento do abastecimento;

b. Cupom do Cartão de Crédito do pagamento de combustível;

c. Cupom de Pagamento de Pedágios;

d. FORMULÁRIO LOG - Esse Formulário de Registro de Viagem a ser preenchido, será disponibilizado oportunamente, no grupo WhatsApp da comunidade de pilotos SVM (SVM Riders Group). Cada registro de dados no Formulário LOG deve ser baseado no respectivo cupom fiscal de combustível. Além da quilometragem do ODÔMETRO TOTAL, o registro inclui DATA, HORA, LOCALIZAÇÃO, para que a Comissão Fiscalizadora contabilize seu tempo, corretamente. Incluir os links Google Maps dos percursos realizados de ida e volta, no formulário LOG. O Formulário LOG deve ser disponibilizado em ARQUIVO WORD OU EXCEL.

e. FOTOGRAFIAS dos cupões fiscais dos PAB de PARTIDA, RETORNO e de CHEGADA de cada prova, junto ao HODÔMETRO TOTAL da motocicleta; e

f. Comprovante de pagamento do rateio de despesas para a logística do processo de CERTIFICAÇÃO.

4.3. Para realizar a REMESSA da documentação para a Comissão Fiscalizadora, o motociclista deverá cumprir os seguintes quesitos:

a. Cada Cupom Fiscal de Abastecimento deverá ser numerado na ordem sequencial de sua emissão, em seu canto superior direito;

b. Os Cupons Fiscais de Abastecimento deverão ser reunidos e colados, sequencialmente, em folhas de papel A4 brancas, para ser escaneada e salva no computador, como ARQUIVO NO FORMATO JPG (Imagem); e

c. Os demais comprovantes devem ser guardados para o caso de serem solicitados, posteriormente, caso haja necessidade.

4.4. A remessa da documentação para HOMOLOGAÇÃO será realizada mediante a utilização do Formulário Google, acessível pelo LINK de remessa, a ser informado oportunamente.

5. FASE 5 – HOMOLOGAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

5.1. O Processo de HOMOLOGAÇÃO da documentação comprobatória das provas pelo GT SVM-Iron Butt, tem como parâmetros essenciais de conferência; a HORA DE ABASTECIMENTO, a LOCALIZAÇÃO DOS PAB, em especial os de PARTIDA, de RETORNO e de CHEGADA, e a AFERIÇÃO DAS DISTÂNCIAS pelo roteirizador GOOGLE MAPS.

5.2. Para ter a Documentação comprobatória HOMOLOGADA, o motociclista deverá SOLICITAR A HOMOLOGAÇÃO, mediante a remessa da documentação ao GT SVM-Iron Butt, comprovando a realização da prova, antes das 12:00 h da data prevista no CALENDÁRIO DE CERTIFICAÇÃO, constante desde Regulamento.

5.3. O motociclista será HOMOLOGADO, desde que a DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA apresentada possibilite que o GT SVM-Iron Butt possa concluir que o motociclista REALIZOU O PERCURSO ESPECÍFICO, DENTRO DO LIMITE DE TEMPO PREVISTO.

5.4. Regularmente, será publicado pelo GT SVM-Iron Butt, no grupo WhatsApp da comunidade de pilotos SVM (SVM Riders Group), o ROL DE PILOTOS HOMOLOGADOS, a fim de que o motociclista tome conhecimento do andamento do processo de Certificação.

6. FASE 6 - CERTIFICAÇÃO DO PILOTO

6.1. O motociclista receberá os Certificados SS1600k e BB2500K, apenas se a documentação correspondente for homologada pela GT SVM-Iron Butt.

6.2. A CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO SVM–Iron Butt constará de uma confraternização dos participantes, a ser realizada no Rio de Janeiro, em data e local a serem oportunamente informados.

CAPÍTULO VII - CALENDÁRIO

A fim de que tenham sua documentação Homologada e recebam o Certificado, os motociclistas deverão cumprir o seguinte Calendário previsto para o evento:

DIA

CALENDÁRIO SVM-IRON BUTT CHALLENGE 2024

21/06

Início das INSCRIÇÕES => LINK de acesso a ser divulgado, oportunamente.

14/07

Fim das INSCRIÇÕES => Antes das 24H00

16/07

Divulgação do ROL DE PILOTOS HABILITADOS e MODELO DE FORMULÁRIO LOG

18/07

BRIEFING DE PARTIDA => videoconferência / 20H00 => LINK de acesso a ser divulgado

20/07

ÍNÍCIO DAS PROVAS SS1600K e BB2500K => Após as 00H00

21/07

FIM DAS PROVAS SS1600K e BB2500K => Antes das 24H00

31/7

Data LIMITE para remessa da Documentação => LINK de remessa a ser divulgado

05/08

Divulgação do ROL DE PILOTOS HOMOLOGADOS

07/08

ENTREGA DE CERTIFICADOS NO BECO DO ALEMÃO, 19H00

CAPÍTULO VIII – EXECUÇÃO DAS PROVAS

1. RECOMENDAÇÕES SOBRE AS FASES DAS PROVAS

1.1. ANTES DA PROVA

a. É CRUCIAL QUE O MOTOCICLISTA DESCANSE BASTANTE, na semana e no dia anteriores a realização da prova.

b. É importante que o motociclista participe do BRIEFING DE PARTIDA, a fim de dirimir as possíveis dúvida, inerentes a esse tipo de prova de longa distância.

c. O motociclista deve verificar se está de posse do ROL DE PILOTOS - para o caso de ACIONAMENTO DE EMERGÊNCIA – a ser postado no Grupo SVM-Pilotos Iron Butt, a fim de poder prestar apoio a um motociclista que necessite.

d. O motociclista deve verificar se está de posse de sua PLANILHA DE NAVEGAÇÃO, em papel e no telefone celular, para a eventualidade de ocorrer falha do Navegador ou GPS.

e. O motociclista estar de posse de um ENVELOPE PLÁSTICO ZIP LOCK, onde acumulará toda Nota Fiscal e outros documentos referentes a realização da prova, fim de evitar perda ou extravio.

f. O motociclista deve amarrar uma FLANELA COR LARANJA, no lado ESQUERDO da moto, a fim de ser identificado por outros motociclistas participantes das provas, caso necessite de APOIO MÚTUO.

1.2. INÍCIO DA PROVA

a. O INÍCIO DAS PROVAS SS1600K e BB2500K ocorrerá após as 00:00 h do dia previsto no Calendário do evento.

b. O início da prova do motociclista será considerado a hora registrada na Nota Fiscal do PRIMEIRO ABASTECIMENTO para encher o tanque, no PAB DE PARTIDA.

c. A HORA REGISTRADA PELA MÁQUINA IMPRESSORA NO CUPOM FISCAL DO PRIMEIRO ABASTECIMENTO SERÁ A HORA OFICIAL DE INÍCIO DA PROVA, DESDE QUE NÃO ESTEJA DEFASADA DO HORÁRIO LEGAL.

1.3. DURANTE A PROVA

a. É FUNDAMENTAL que antes da impressão dos CUPOM FISCAL DE ABASTECIMENTOS DE COMBUSTÍVEL, seja solicitado ao frentista, que insira no corpo do CUPOM FISCAL o seu CPF, a PLACA DA MOTO e a QUILOMETRAGEM DO HODÔMETRO TOTAL, a fim de comprovar a progressão do motociclista no deslocamento.

b. O CUPOM FISCAL deve ser LEGÍVEL, contendo o endereço do posto, a cidade, a UF, o telefone e Horário Local (Hora Legal Correta).

c. O motociclista deve coletar todas as CUPÕES FISCAIS de abastecimento, recibos de Cartão de Crédito e recibos de Pedágios.

d. Após o abastecimento, apenas os cupões fiscais dos PAB de PARTIDA e de CHEGADA, de cada prova, devem ser FOTOGRAFADOS junto ao HODÔMETRO TOTAL da motocicleta com a quilometragem legível.

e. O conjunto Piloto-Moto não pode sofrer qualquer tipo de SUBSTITUIÇÃO, durante a prova.

f. CASO O MOTOCICLISTA SINTA SONO OU QUALQUER MAL-ESTAR, DEVERÁ IR DORMIR OU PROCURAR SOCORRO, IMEDIATAMENTE, JAMAIS EXTRAPOLANDO OS PRÓPRIOS LIMITES.

g. O MOTOCICLISTA DEVE RESPEITAR A VELOCIDADE DA VIA.

1.4. FIM DA PROVA

a. Os períodos limites de tempo para concluir as provas são MENOS DE 24:00 HORAS PARA A SS1600K e MENOS DE 36:00 HORAS PARA A BB2500K, nas datas previstas no Calendário do evento.

b. O FIM DA PROVA será considerado a hora registrada no Cupom Fiscal do ÚLTIMO ABASTECIMENTO, no PAB DE CHEGADA.

CAPÍTULO IX – PROCEDIMENTO DE COMPROVAÇÃO

1. APÓS A PROVA

a. PREPARE, COPIE E ENVIE A DOCUMENTAÇÃO, conforme item 4 do Cap. VI, deste Regulamento.

b. Guarde a DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL consigo e somente entregue CÓPIAS.

2. CERTIFICAÇÃO

a. Em princípio, o Certificado de Homologação da prova e os Patches e Pin correspondentes, serão entregues durante uma CERIMÔNIA DE CERTIFICAÇÃO da SVM, a ser realizada no Rio de janeiro – RJ, em data e local a serem agendados.

b. A SVM recomenda que também seja solicitada a certificação da IBA-Brazil, em virtude de ser um reconhecimento internacional. Assim, quando preencher o formulário de solicitação, informado as principais cidades do percurso realizado na prova, por favor, inclua que a prova foi realizada, durante o evento SVM–IRON BUTT CHALLENGE.

CAPÍTULO X – ORIENTAÇÕES FINAIS

1. O motociclista participante deverá se manter consultando periodicamente este Regulamento e o Calendário do evento, até o dia que antecede o encerramento do evento, a fim de que se mantenha informado sobre possíveis ATUALIZAÇÕES ocorridas neste Regulamento.

2. Os casos não previstos neste Regulamento serão submetidos a GT SVM-Iron Butt e solucionados com fulcro neste Regulamento.

“UM ACIDENTE É A CONVERGÊNCIA DE PEQUENAS FALHAS DESCULPÁVEIS – SVM”

Rio de Janeiro, 18 de julho de 2024.

GT SVM-Iron Butt